5 jogos para memória para você exercitar a mente

É fato que a nossa memória fica cada vez pior na medida em que os anos passam. O hipocampo, a área do cérebro responsável por sediar a memória, perde 5% das suas células nervosas em cada década que passa. Para remediar esse acontecimento biológico, podemos treinar e exercitar a mente utilizando alguns divertidos e eficazes jogos para memória.jogos para memoria e raciocinio

5 jogos para memória que irão melhorar seu desempenho cognitivo

Nas últimas décadas, pesquisas e estudos descobriram que o cérebro adulto ainda é capaz de formar novas redes de células nervosas relacionadas à memória. Desse modo, com um pouco de esforço e treino qualquer pessoa pode aprimorar suas habilidades de memória.

Aqui separamos alguns jogos para memória que já foram estudados e tem sua eficácia e benefícios comprovados para melhorar seu rendimento cognitivo. Veja abaixo:

1. Brinque de memorizar a lista de compras

“Eu fui no supermercado e comprei um abacaxi. Eu fui no supermercado e comprei um abacaxi e duas caixas de leite…”

Essa brincadeira que fazíamos quando éramos crianças pode ser muito útil para desenvolver e exercitar a memória. Ao fazer a lista do supermercado, tente rimar as palavras ou associá-las a um número. Você também pode formar uma palavra com a primeira sílaba de cada item na lista. Por exemplo, se você deve comprar leite, queijo, margarina e cebola, forme a palavra lei-que-mar-ce. Recite-a durante todo o caminho ao supermercado.

2. Faça palavras-cruzadas

As palavras-cruzadas são um ótimo exercício para a mente, bem como o sudoku e outros jogos que estimulam o cérebro. Estudos comprovaram que a prática habitual desses jogos causa o aumento da memória e a prevenção da demência.

3. Escolha videogames estimulantes

Jogos que requerem que você reaja a algum estímulo (como um novo ambiente ou a placas de trânsito), enquanto você joga, podem melhorar sua memória e a habilidade de reter informação enquanto você está no meio da resolução de um problema. Um estudo recente mostrou que essa atividade auxilia você a lidar com as interferências ou distrações enquanto retém informação.

4. Pratique a memória visual

Um dos jogos para memória que trabalha a memória visual consiste em simplesmente escolher um item ou dois, observá-los durante alguns minutos, e depois, sem vê-los, tentar desenhar (ou, se você não for bom desenhista, escrever em detalhes) como são os objetos. Após terminado, compare os objetos com seu desenho ou com a sua descrição.

5. Xadrez

O xadrez é um dos jogos de tabuleiro mais desafiantes intelectualmente. Novos jogadores normalmente utilizam a memória de curto prazo para analisar o jogo e realizar os movimentos, mas jogadores mais experientes se comprometem a estratégias armazenadas na memória de longo prazo, exercitando a retenção de informação durante toda a partida.

Além dos jogos para memória mencionados acima, pesquisas demonstram que a memória pode ser muito beneficiada se você mantiver a concentração em uma atividade. Ou seja, o famoso “multitasking” que estamos acostumadas atualmente interfere na nossa retenção de informação, porque muitas vezes, ao fazer diversas coisas ao mesmo tempo, não prestamos atenção e não focamos em nenhuma delas.

Além destes conselhos, deve saber que existem alguns suplementos vitamínicos que como Intelimax iq funciona para aumentar sua concentração, memória, e funções cognitivas.

Trata-se de um suplemento de vitaminas e minerales que provê nutrientes para optimizar os processos cerebrais, conseguindo assim uma memória eficiente, maiores níveis de energia e melhor foco e motivação.
Podes conhecer mais em detalhe sobre como funciona este suplemento neste enlace: http://www.revistaviverpsicologia.com.br/melhorar-funcionamento-cerebral-com-intelimax-iq/

Leave a Reply